Histórico
Histórico:
O Projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso: Análises e Aplicações – PROFALA, ora em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Teleinformática, da mesma UFC, tem como objetivo geral a implantação de um sistema baseado em tecnologia da informação para análises e aplicações à língua falada e ao discurso.
As análises que o projeto pretende fazer são Lingüísticas (fonético-fonológicas, léxicas, morfossintáticas, pragmáticas, discursivas); Dialetais (variações diatópicas do falar do Ceará e de outros estados nordestinos); Sociolingüísticas (variações diastráticas do falar do Ceará e de outros estados nordestinos) e Psicolingüísticas (processamento da fala e do discurso). Para essas análises, o projeto conta com um banco de dados com corpora já existente na UFC: O Português Não-Padrão do Ceará, o Português Oral Culto de Fortaleza, Projeto AliB-CE, Corpus de Língua Inglesa Falada.
Os resultados advindos desse tipo de pesquisa podem ser muito positivos não só para a descrição e conhecimento da língua falada atualmente no Ceará, mas, principalmente, poderão ser utilizados para estudos comparativos com outras fases da língua portuguesa, além da aplicação para o ensino da Língua Portuguesa, especialmente na alfabetização e no ensino fundamental, mas, também, no ensino médio e superior. Não se deve esquecer a significativa contribuição que pode ser dada para a tomada de decisões no âmbito das políticas lingüísticas no Brasil.
O corpus do projeto foi coletado em cidades da região do Cariri, especialmente Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro, Várzea Alegre, Altaneira, Mauriti, Caririaçu e Brejo Santo.